quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Personal Flyer

Comandante Luiz Bassani
(foto: Cristiano Estrela / Agência RBS *)
Você já ouviu falar em um profissional que acompanhe pessoas que tenham medo de andar de avião?
Pois essa pessoa existe e se autodenomina "Personal Flyer".
Se você é uma dessas pessoas que não conseguem nem pensar em entrar numa aeronave e ficar com os pés a alguns mil metrinhos do chão ou conhece alguém com esse perfil, taí uma alternativa! ;)


Por Giovanna Rossin
Revista Galileu


Todo mundo conhece alguém que morre de medo de viajar de avião. Nos mais de 20 anos em que trabalhou como piloto de voos comerciais, o comandante Luiz Bassani deu de cara com centenas de passageiros apavorados. E, quando se aposentou, ele resolveu transformar o medo dos outros em negócio. Há dez anos, o ex-piloto atua como personal flyer (termo que ele mesmo criou), uma espécie de acompanhante de voo que fica ao lado do passageiro para tranquilizá-lo e esclarecê-lo sobre os aspectos técnicos do avião. "Muitas vezes, o nervosismo surge por conta de coisas que nem existem no avião", diz ele.

Bassani faz até três viagens por mês e cobra R$ 600 por hora. Em alguns casos, são acrescentados os preços das passagens ida e volta, já que ele mora em Florianópolis, além de translado, hotel e alimentação. Já atendeu mais de 200 clientes. O acompanhamento começa uma hora antes do voo, na sala de embarque, e termina uma hora depois do pouso. Já acomodado na poltrona, o trabalho do comandante é, basicamente, bater papo. (...)

Bassani é autor do livro O Mundo do Avião - E Tudo o que Você Precisa Saber para Perder o Medo de Voar (Globo Livros) e nunca ouviu de ninguém que faça o mesmo trabalho que ele: "Quando o passageiro me conta que já viaja sozinho, é missão cumprida".

Com  destino à felicidade 

Relaxa e voa: Para viajar tranquilo, beba um copo de água (200 ml) a cada hora, evite bebidas alcoólicas e use meias medicinais de suave compressão.
Atendimento bilíngue: Bassani fala inglês e acompanha passageiros fora do Brasil. Ele inclusive já atendeu alguns estrangeiros.
A quem interessar possa: Para contratar os serviços do comandante, basta mandar uma mensagem pelo site personalflyer.com.br



Leia também:

Matéria com Luiz Bassani na Folha de S.Paulo

Meu post sobre minha primeira viagem de avião depois de dez anos sem voar :)

* foto retirada do site Hora de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno