sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mulheres somam 75% dos motoristas habilitados com medo de dirigir

Mulheres já representam 75% das pessoas 
que têm medo de dirigir
O motivo é que elas são xingadas por outros motoristas e criticadas até mesmo pelos companheiros. Algumas ficam 30 anos sem dirigir.

Existe solução! :)

O estresse provocado pelo trânsito pode chegar ao ponto de impedir que motoristas com carteira consigam sair com o carro da garagem. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito, dois milhões de brasileiros não dirigem por medo, e as mulheres são maioria: 75% das vítimas de fobia de trânsito. O motivo é que elas são xingadas por outros motoristas e criticadas até mesmo pelos companheiros.

Foram 20 anos sem tirar o carro da garagem até que Arlene Placê percebeu que, na verdade, tinha receio de dirigir. "Muita ansiedade, um pouco de insegurança". Ela procurou ajuda. Foi a um centro de treinamento específico para quem já tirou a carteira de motorista, mas tem medo de pegar o carro. Além de reaprender tudo, recebeu apoio psicológico.


"Algumas sofreram situações traumáticas, acidentes graves, xingamento, alguma agressão verbal. Algumas com falta de prática mesmo. Isso tudo vai gerando insegurança", afirma a psicóloga Débora Gonçalves Faria Alves.

Depois de 21 aulas, Arlene voltou ao trânsito
. "A cada dia que eu consigo estacionar, a cada dia que eu volto da escola com o meu filho, eu me sinto bem realizada e com o meu dever cumprido", diz.



(Bom Dia Brasil, exibido em 14/05/2013. Assista e leia a matéria completa)

2 comentários:

  1. Oi , sou do Rj e gostaria de saber se faz uso de algum medicamento , terapia ou qq. Outra coisa que te ajude, por favor nao deixe de responder.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Babi, faço uso de fluoxetina e tenho acompanhamento de uma psiquiatra e de uma psicóloga, com quem faço terapia cognitivo-comportamental.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno