sábado, 27 de abril de 2013

Famosos Ansiosos - parte 5 (Gisele Bündchen)

   (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment)
Continuando nossa série dos famosos que, como qualquer pessoa normal, também passam por problemas com a ansiedade,  vamos ver o caso da supermodel Gisele Bündchen.

Gisele revelou certa vez ao site de notícias JB Online que teve claustrofobia. Ela acredita que o transtorno tenha sido causado por uma crise de ansiedade que sofreu durante um voo para a Espanha.

Segundo a modelo, o avião era muito pequeno, com capacidade para apenas quatro passageiros, e além disso ela precisou  enfrentar uma enorme tempestade. "Foi desesperador, depois daquilo passei uns dias sem poder ficar em lugar fechado".
Gisele decidiu então voltar à pratica da Ioga e garante que, com isso, conseguiu ficar curada sem uso de remédios

A psicóloga Jussara Benatti tem dúvidas se a modelo teve mesmo claustrofobia. "Essa doença não é um trauma passageiro. Normalmente não é manifestada em um período tão curto", esclarece. "Caso contrário, todo mundo que tem um medinho vai sair dizendo que tem uma fobia."


De acordo com a professora do Instituto de Psicologia da USP, Leila Tardivo, a diferença entre o medo e a fobia é a existência de fantasias, ou seja, quando não há um perigo real. "Se a pessoa for bem estruturada emocionalmente, madura, ela pode superar a situação de trauma, assim como fez Gisele", opina. "Mas é importante ressaltar que há graus diferentes. Em casos mais graves, o paciente precisa ser estimulado por amigos, pela família e procurar ajuda médica", explica Leila.

Jussara Benatti explica que, durante o tratamento, o profissional pode inclusive acompanhar o paciente na situação que provoca o medo, combatendo-o progressivamente por meio de exercícios.
Ela afirma ainda que muitas pessoas convivem com a claustrofobia por toda a vida. "Há quem consiga evitar o uso de elevadores. Outras pessoas fazem rotas alternativas para não passarem dentro de túneis", exemplifica.

A professora Leila Tardivo lembra que isso depende muito da profissão da pessoa. "Empresários e modelos como Gisele Bündchen precisam usar o avião como meio de transporte. Nesses casos é preciso um tratamento intensificado, pois esses profissionais não podem evitar determinadas situações". 

Fonte:
JB Online, portal Terra

Veja também:
Famosos Ansiosos - parte 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno