quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sugestão de leitura: "Mentes Ansiosas"

Eu e a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva - tietando
Sou fã de carteirinha da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva desde quando uma ex-chefe, atual amiga, me emprestou o livro "Mentes Inquietas". O Mentes Inquietas fala sobre déficit de atenção - vou falar mais sobre ele num outro post - e quem sofre desse problema, assim como eu, também vai achar que a Dra. Ana Beatriz o conhece desde a infância! Bom, passados alguns anos, conheci o "Mentes Ansiosas" e não poderia ter gostado menos. O livro é esclarecedor, não tem linguagem técnica, mas simples e eficaz. Ansioso que se preza não pode deixar de ler!

MENTES ANSIOSAS 
Medo e ansiedade além dos limites
Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora Objetiva


Segundo estudos internacionais, 25% da população sofrem ou sofrerão de transtornos de ansiedade em algum momento de suas vidas. Isso significa que, num grupo de quatro pessoas, é bem provável que uma sofra de transtorno do pânico, timidez excessiva, estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, fobias ou TOC. Todos esses problemas estão relacionados a níveis patológicos de angústia e preocupação. 

No entanto, a ansiedade e seu primo-irmão, o medo, nem sempre são negativos. Pelo contrário, eles têm uma função importante, nos protegendo de situações perigosas e contribuindo para um melhor desempenho em tarefas difíceis. Mas, às vezes, não percebemos quando essas sensações são inevitáveis e quando passam a controlar nossas vidas. 

Mentes Ansiosas oferece explicações claras e ferramentas eficazes para compreendermos as origens da ansiedade e do medo e, assim, enfrentarmos o que pode vir a ser o nosso maior inimigo: as preocupações incessantes que teimam em assolar nossa mente.
Medo de altura, de animais, de lugares fechados, de dentista, de dirigir, de falar em público, de sair de casa. E a ansiedade? Que aperta o peito, dá um "nó" na garganta, acelera o coração, provoca o pânico... Ansiedade e medo todo mundo tem, fazem parte do nosso existir. O problema é quando esses sentimentos se tornam excessivos e nos fazem adoecer, transtornando a nossa vida. Neste livro, a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva faz uso de sua experiência clínica para explicar o que acontece quando a ansiedade e o medo extrapolam os limites da normalidade e como podemos superar os transtornos que eles provocam. 

Assista entrevista com Ana Beatriz Barbosa Silva sobre os transtornos de ansiedade:




7 comentários:

  1. Estou adorando seus textos!
    Na verdade o blog em si!
    Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Vou encomendar o livro da Ana Beatriz,já li os outros e gostei muito.O blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Ricardo! Leia o livro sim, vale a pena. Sou fã da Dra. Ana Beatriz, acho a abordagem dela humana, sensível... Obrigada mais uma vez por deixar seu comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Li este livro! Adorei e recomendo, pois é bem didático e explicativo.

    ResponderExcluir
  5. É ótimo, não é Ursula? Meu livro de cabeceira! ;)

    ResponderExcluir
  6. ótimo livro super recomento parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário no Sem Transtorno! Não deixe de nos seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal no YouTube! @semtranstorno