sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Otimismo

OTIMISMO PROLONGA TEMPO DE VIDA


(Artigo publicado no Jornal Estado de São Paulo e Revista Gestão RH Jan/Fev)


Um estudo publicado recentemente por pesquisadores da conceituada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas otimistas têm em geral maior tempo de vida do que as pessimistas e céticas. E esta diferença, em alguns casos, pode chegar até a 12 anos.
Segundo o doutor Isaac Efraim, psiquiatra especializado em consultoria comportamental, autor do livro "Tudo o que a Grande Mente Capta" sobre alterações comportamentais, ser otimista é ter uma expectativa positiva em relação ao que pode acontecer na vida pessoal e profissional, ou seja, sentir, acreditar e reagir física e psiquicamente a um fato positivo. Uma pessoa que tem uma expectativa positiva sente-se bem, relaxada, tranqüila e confiante, não tem o sentimento de medo ou temor. Nada pode ser mais confortante e gerar bem-estar num indivíduo. "Por outro lado, ser pessimista é esperar pelo pior, achar que alguma coisa negativa pode acontecer. Isto gera tensão, medo, o corpo trava, as descargas de adrenalina são constantes e crônicas. Evidentemente, o estresse é inevitável e a incidência de doenças físicas e psicossomáticas aumenta. Ser pessimista é viver no inferno e tentar proteger-se o tempo todo disto."
O psiquiatra dá dicas de como superar o pessimismo. "A questão é complexa", explica Efraim. "Se a pessoa é cronicamente pessimista, olha tudo pelo lado negativo, isto é fruto de um problema ou uma doença do humor, pois o mau humor exagerado é doença e pode e deve ser tratado. E você pode não acreditar, mas até remédio já existe para tratar de mau humor."
Já se o pessimismo é menos doentio, há maneiras de se conseguir otimismo:

  • Estar sempre de consciência limpa, livre de sentimentos de culpa;
  • Ter uma atitude de vida pró-ativa, procurando melhorar o ambiente e clima à sua volta;
  • Ter um espírito empreendedor e desapegado, procurando sempre melhorar a vida das pessoas em volta.
"Tudo isso é muito fácil de falar, porém difícil de realizar, mas com certeza trata-se de uma receita eficiente para se viver bem e mais", finaliza Efraim.
Digo de carteirinha que o Dr. Efraim tem razão: pode parecer mentira, mas existe remédio para tratar o mau-humor. No meu caso, o pessimismo crônico. É impressionante como às vezes estamos tão absorvidos por determinadas situações que não enxergamos além; não percebemos o quanto estamos equivocados. Passei anos vivendo assim, pensando sempre no pior, enxergando a vida em preto e branco. As cores aliás que costumo me vestir. Agora tenho conseguido ver cores onde sempre houve cores mas que não conseguia notar. E tenho encarado a falta das cores também, aonde elas realmente não estão, com muito menos sofrimento.
A gente tem que acreditar na cura, na melhora das coisas! Vamos ser otimistas e viver mais uns 20 anos de lambuja!!! Eu quero cores!!!!! Chega de pretinho básico!!!!! ;)

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

"As flores de plástico não morrem"... mas também não vivem!

Nem tudo na vida são flores... e ainda assim é possível ser feliz! :)
É chato e estranho se dar conta disso sob efeito de medicamentos, mas pelo menos me dei conta, né?
Como a vida pode ser tão diferente, tão menos desgastante! Consegui recuperar dois quilos que eu tinha perdido, e olha que tomando um remédio que tem como efeito colateral a perda de peso, heim? Sinal de que as coisas realmente não andavam boas pro meu lado.

Hoje fui à consulta mensal com a psiquiatra que me acompanha (é isso aí, prá tomar remedinho só com recomendação médica e acompanhamento, ok?) e ela me perguntou como eu andava me sentindo e tals. Falei que estava bem, mais animada, cheia de projetos e os executando, o que é ainda melhor. Só que me sentia meio "devagar" de vez em quando. "Mas tá bom assim", eu disse. Prefiro. Como falou sabiamente uma amiga minha dia desses, ser maluco e burro às vezes deve ser legal. Malucos e burros não entendem nada - por conseqüência, não sofrem...
Não é que eu queira ficar alienada (só um pouquinho) e fingir que não estou vendo as coisas. A ideia não é essa. Eu quero é dar a verdadeira importância que as coisas têm. Nem mais, nem menos. Principalmente "nem mais". A gente sofre muito por coisas e pessoas que não merecem; supervaloriza sentimentos, necessidades, e acaba perdendo o rumo. Esquece de dar valor ao que realmente importa na nossa vida, àquilo que nos faz verdadeiramente feliz. E se você não sabe o que te faz verdadeiramente feliz, tá na hora de parar prá pensar.

Aí vão mais algumas dicas de como se livrar da ansiedade (fonte: ansiedade.com.br).

Fique bem!

1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.

2- Entenda que quando um problema novo se configura à sua frente, a solução não está na sua mente, não está no seu pensamento, e sim no fato em si. Quando for possível, olhe para o novo, procure entendê-lo, aumente as suas informações e o seu conhecimento sobre ele. Não busque referências anteriores, pois isto aumentará a sua ansiedade. Se não for possível olhar para o problema, procure não pensar nele, tente distrair a sua mente com outra coisa.

3- Aceite a falta de controle, abra mão da prepotência da sua mente e entenda que não somos deuses superpoderosos que tudo podemos controlar. Uma parte de nossa vida tem que se entregar a Deus, ao destino, à sorte e... seja o que Deus quiser...

4- Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que está ao nosso alcance, focado, ligado no real. O que está além do nosso melhor esforço, não podemos controlar.

5- Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta e muito a chance de derrota.

6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir à sua frente, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornará ansiedade.

7- Não se deixar enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, usar as palavras mágicas: "Seja o que Deus quiser..." ou "foda-se"!

Resumindo, mente acelerada é mente desequilibrada, para livrar-nos da ansiedade devemos aprender a desacelerar a nossa mente.